ARTIGOS

CNJ alerta sobre prazos de atualização do Justiça Aberta

465 serventias, distribuídas em 19 Estados, estão com pendências no sistema 

Não perca os prazos de atualização do Sistema Justiça Aberta. O alerta é do Conselho Nacional de Justiça, em despacho assinado pela juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Daniela Pereira Madeira. O sistema permite a consulta em “Serventias Extrajudiciais” de dados sobre a produtividade dos cartórios, subdistritos e ofícios de notas, protestos e registros.

Na decisão, a juíza determina atenção aos deveres contidos no Provimento n. 24/2012, segundo o qual os responsáveis pelos serviços notariais e de registro, além de manter atualizadas quaisquer alterações cadastrais – em até 10 dias após ocorrências -, deverão também alimentar com dados, semestralmente e diretamente, até o dia 15 ou até o próximo dia útil dos meses de janeiro e julho (art. 2º). 

A juíza destaca ainda que, em relatório de 4 de maio, existem 465 serventias, em 19 Estados, com pendências no Sistema Justiça Aberta. “Ante o exposto, determino sejam oficiadas as Corregedorias-Gerais das Justiças dos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e de Sergipe, para que, nos âmbitos das respectivas competências adotem, dentro do prazo de 15 dias, as providências necessárias à correta alimentação do Sistema Justiça Aberta, com atualização dos dados já cadastrados e cadastramento dos dados ainda pendentes”, diz a decisão.

Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil – 10/05/2023

Iniciar conversa.
1
✅ Olá!
✅ Como podemos te ajudar?