ARTIGOS

Homenagens marcam a festa dos 35 anos do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil

Ministro Humberto Martins, do STJ, e o Ministro do Turismo, Celso Sabino prestigiaram a comemoração e foram homenageados. Também foram contemplados com a honraria, parlamentares fundadores do Instituto, autoridades e registradores que se destacam pelos serviços prestados ao RTDPJ. Ainda prestigiou a noite festiva o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Em uma noite solene, marcada pela alegria e pela emoção, o IRTDPJBrasil comemorou 35 anos de existência. A festa reuniu registradores e notários de várias partes do país, em Brasília/DF, na quarta-feira, 4 de outubro.

O evento destacou-se por grandes homenagens. Os primeiros a receberam a honraria dos 35 anos do Instituto Brasil foram o Ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça, e o Ministro de Estado do Turismo, Celso Sabino. Também foram homenageados parlamentares e autoridades da classe notarial e registral (veja, abaixo, lista completa dos laureados).

Ao receber o Ministro Humberto Martins, o presidente do Instituto Brasil, Rainey Marinho, ressaltou o respeito com que o homenageado sempre dispensou à classe registral, em toda sua trajetória. Por sua vez, Martins ressaltou a importância do papel institucional do IRTDPJBrasil, fundado no mesmo ano em que foi promulgada a Constituição Brasileira.

“Gostaria de enaltecer o papel institucional do IRTDPJBrasil, porque todos nós sabemos da importância do registro de documentos para confirmação do direito e a comprovação de títulos. Tenho plena consciência de que Instituto Brasil sempre esteve voltado ao engrandecimento das instituições e ao pleno exercício da cidadania de forma inclusiva e participativa”, afirmou Humberto Martins, que atuou como Corregedor Nacional de Justiça (de 2018 a 2020) e presidiu o STJ no período de 2020 a 2022.

Homenagens aos fundadores

O anfitrião da noite, presidente Rainey Marinho, reverenciou todos que tão bravamente lançaram as bases do Instituto Brasil. Seu discurso foi uma reflexão entre o passado e o presente.“A solidez do passado não é uma construção de pedra e argamassa, mas uma edificação de experiências, aprendizados, e relações humanas. O presente vitorioso é um espelho límpido, que reflete não apenas as conquistas do passado, mas a promessa de um futuro cheio de esperança”, disse. (Veja integra do discurso)

Na sequência, foram homenageados os oficiais de RTDPJ, que estiveram presentes na fundação do Instituto Brasil, em 9 de setembro de 1988, a começar pelo primeiro presidente da instituição, José Maria Siviero, aos 79 anos de idade e 57 de atividade registral ininterrupta. Após receber ser homenageado, Siviero, que presidiu do IRTDPJBrasil por oito gestões, entregou a honraria a outros quatro fundadores: Glória Alice Bertoli, Carlos Alberto Chermont, Germano Toscano de Brito e Marco Antônio Zanatta.

A família de Pérsio Brinckmann Filho – os filhos Marcelo, Fernanda e Patrícia – esteve presente na noite solene e receberam a homenagem ao pai, falecido em 2021. Além de ter sido um dos fundadores do IRTDPJBrasil, Brinckmann foi oficial do 1º RTDPJ de Porto Alegre/RS e muito se dedicou à vida associativa, estando  sempe presente na vida do Instituto, participando de diversas gestões ao longo dos anos.

Parlamentares e lideranças extrajudiciais – O Instituto Brasil também homenageou os deputados Celso Russomanno e Isnaldo Bulhões pelo importante trabalho que realizam no Congresso Nacional, sempre em constante interlocução com a classe do RTDPJ.

Lideranças do segmento extrajudicial  foram homenageadas:  Rogério Portugal Bacellar, presidente da Anoreg-BR, Paulo Roberto de Carvalho Rêgo, presidente do IRTDPJBrasil nas gestões 2013/2015 e 2015/2017; Sônia Andrade, 1ª vice-presidente do Instituto; Jordan Martins, presidente do IRIB; André Gomes Netto, presidente do IEPTB- Brasil.

Ainda esteve presente à grande festa do IRTDPJBrasil, o Ministro de Estado das Comunicações, Juscelino Filho. Outros políticos prestigiaram o evento, entre eles a deputada federal Luíza Canziani e o vice-presidente do União Brasil, Antônio Rueda.

Entre as autoridades do Judiciário, também esteve presente ao evento desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, Ivan Brito.

CONHEÇA OS HOMENAGEADOS COM A HONRARIA 35 ANOS IRTDPJBrasil:

Categoria: Judiciário
Ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça

Categoria: Governo
Ministro do Estado do Turismo, Celso Sabino

Categoria: Extrajudicial
Rogério Portugal Bacellar, presidente da Anoreg-BR
Paulo Roberto de Carvalho Rêgo, ex-presidente do IRTDPJBrasil
Sônia Andrade, 1ª vice-presidente do IRTDPJBrasil
 
Categoria: Parlamentar

Deputado Isnaldo Bulhões
Deputado Celso Russomano

Categoria: Fundadores do IRTDPJBrasil

  1. José Maria Siviero – 1º presidente
  2. Germano Toscano de Brito
  3. Marco Antônio Zanatta
  4. Carlos Alberto do Valle e Silva Chermont
  5. Glória Alice Bertoli
  6. Pérsio Brinckmann Filho – in memoriam

HOMENAGEM – MENÇÃO HONROSA PÉRSIO BRINCKMANN FILHO
Lideranças estaduais e nacionais do segmento extrajudicial

  1. André Gomes Netto, presidente do IEPTB- Brasil
  2. Antônio da Cunha Pacheco Jr, presidente do IRTDPJ Minas Gerais
  3. Camilla do Valle Fardin, representante do Conselho Diretor do IRTDPJ/ES
  4. Daiana Tanan, presidente do IBATDPJ
  5. Durval Hale, presidente do IRTDPJ/RJ
  6. Jordan Fabrício Martins, presidente do IRIB
  7. José Alberto Marques Lisboa Filho, presidente do IRTDPJ/PE
  8. Marco Antônio Domingues, presidente do IRTDPJ/RS
  9. Margot Virgínia Silveira, presidente do Conselho de Administração da Coopnore/Unicred
  10. Patrícia Assis Barros, presidente do IRTDPJ/RO
  11. Raul Pequeno, presidente do IRTDPJ/PB

Fonte: IRTDPJMinas – 05/10/2023

Iniciar conversa.
1
✅ Olá!
✅ Como podemos te ajudar?