ARTIGOS

IRTDPJBrasil comemora 35 anos de fundação, na próxima semana

Homenagem aos fundadores da instituição marcará a festa, que será realizada no dia 4 de outubro, às 20 horas, no Royal Tulip Brasília Alvorada, na capital federal. São esperados registradores de todo as regiões brasileiras.

Os registradores que fundaram o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil serão homenageados na festa que comemora os 35 anos de existência da instituição. A comemoração será no dia 4 de outubro, quarta-feira, às 20 horas, no Royal Tulip Brasília Alvorada, na capital federal.

“Não teríamos caminhado tanto se não fosse a dedicação e o empenho de um grupo de registradores visionários. Se hoje somos uma instituição forte e coesa, devemos muito àquele grupo, capitaneado pelo nosso primeiro presidente e nosso timoneiro, José Maria Siviero”, afirma Rainey Marinho, atual presidente do IRTDPJBrasil, registrador do 2º Oficio de RTDPJ de Maceió/AL.

Além de membros da diretoria pioneira, serão homenageados na grande festa dos 35 anos lideranças do segmento extrajudicial, em níveis nacional e estadual, e autoridades do Judiciário, que contribuem para o fortalecimento da atividade de RTDPJ.  

Também dentro da programação dos 35 anos, no mesmo dia, de 10 às 12 horas, acontece o III Encontro dos Presidentes dos Institutos Estaduais de RTDPJ. O tema central da reunião é a integração de todos os cartórios da especialidade ao Sistema Eletrônico de Registros Públicos – SERP, instituído pela Lei nº14.382/2022.

História

No dia 9 de setembro de 1988, na sede da Associação dos Serventuários da Justiça do Estado de São Paulo, registradores de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas davam um importante passo para a organização da classe no país. 

Presidiu a reunião histórica Edson de Oliveira Andrade, oficial de RTJPJ da comarca de Jacareí/SP, sendo secretariado por Luiz Antonio Ghirotti Xavier, então oficial de RTDPJ de Catanduva/SP. A entidade máxima de representação do segmento nascia com a missão de “ser expressão da classe, tanto em nível profissional como cultural, no Brasil e no exterior”, conforme descrito da ata de fundação.

Na oportunidade, os 27 registradores presentes analisaram e aprovaram o estatuto da instituição. Ficou registrado em ata que, na ocasião, os participantes ressaltaram a alta importância da existência de uma entidade que, a partir daquele memorável dia, atuaria para incluir o RTDPJ nas grandes decisões e discussões nacionais.

Ainda naquela data, foi eleita a primeira diretoria do IRTDPJBrasil, assim composta:  José Maria Siviero – SP (presidente); José Flavio Bueno Fischer – RS (vice-presidente); Meirimar Barbosa Junior – SP (1º tesoureiro); Germano Toscano de Britto – PB (2º tesoureiro); Nicolau Balbino Filho – MG (1º secretário);  Nelson Pereira Seba – MS (2º secretário). Conselho Fiscal: Marco Antônio Zanatta – SP; Robert John Thom – PE; José Roberto Rocha Brito – RS. Conselho Consultivo: Lucy Figueiredo Hargreaves – MG; Glória Alice Ferreira Bertoli – MT, Rondon Augusto Assumpção – DF, Edson de Oliveira Andrade – SP; João Manoel de Oliveira Franco – PR; Carlos Alberto Chermont – PA; Robert John Thom – PE; José Roberto Rocha Brito – RS.

Fonte: IRTDPJMinas – 29/09/2023

Iniciar conversa.
1
✅ Olá!
✅ Como podemos te ajudar?