ARTIGOS

Live sobre atos eletrônicos nos Registros Públicos está disponível no Canal do YouTube

Promovida pelo IRTDPJBrasil e pela Faculdade Arnaldo, a transmissão teve o apoio da Associação Brasileira das Mulheres da Carreira Jurídica – Comissão Minas Gerais. Assista agora.

Os cartórios estão preparados para operar em meio de digital? A resposta para esta pergunta é afirmativa e foi corroborada em live que discutiu o tema “Atos eletrônicos nos Registros Públicos”. O vídeo está disponível no canal do YouTube do Instituto Brasil. Clique e assista.

A importância do tema foi acentuada o advento da Lei 14.382/2022, que criou o Sistema Eletrônico de Registros Públicos. Para o presidente do IRTDPJBrasil e registrador de TDPJ em Maceió/Al, Rainey Marinho, o novo sistema nada mais é que a junção, por meio da interoperabilidade, das centrais eletrônicas de registro já existentes, referindo-se às plataformas dos cartórios de RTDPJ, Registro Civil e Registro de Imóveis.

“Tenho orgulho em dizer que estamos preparados para isso, fizemos o nosso dever de casa. Desde 2012 o Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas opera no meio digital, criamos uma Central robusta que oferece uma gama de serviços. São mais de 4 milhões de acessos e estamos chegando a quase 250 mil clientes”, disse Marinho. Ele abordou também o investimento do Instituto em tecnologias como a da assinatura eletrônica avançada por biometria facial (assinatura Confia), também disponível na plataforma eletrônica.

Coube à Kelly Durazzo, presidente das Comissões de Loteamento da OAB/SP e do Ibradim, falar dos atos eletrônicos especificamente na incorporação imobiliária. Como advogada, ela mostrou as facilidades que encontra na plataforma do Operador Nacional do Registro (Registro Imobiliário), trazendo segurança para as partes envolvidas em todo o processo e também para os seus representantes jurídicos. Segundo ela, a pandemia teve um reflexo direto na tecnologia, principalmente para os cartórios. “Em 12 meses, tivemos uma evolução equivalente a cinco anos, pelo menos”, afirmou

Participou da live como mediadora a coordenadora acadêmica da Escola IRTDPJBrasil, Vanuza Arruda, registradora em Ouro Preto/MG. A transmissão marcou o lançamento da turma 2023 da Especialização em Direito Notarial e Registral, que está com inscrições abertas.

Fonte: Comunicação do IRTDPJBrasil – 29/03/2023

Iniciar conversa.
1
✅ Olá!
✅ Como podemos te ajudar?